28/07/09

Dias de uma noiva Crônica - Comidinhas

dentro deste momento de muitas coisinhas, tô bem nas comidinhas. Restaurantes, feitas em casa, feitas na casa de amigos... Eu sonho com receitas, acordo e anoto. Um delas eu fiz aqui em casa, com ajuda do meu fiel escudeiro, Flávio, e os amigos serrotes do meu noivo se esbaldaram! O prato chama-se "Flapa à la mode" Ingredientes: 4 batatas gigantes quase cozidas 800g de carne magra moída duas vezes (é só pedir que o moço do açougue faz) 200g de queijo parmesão ralado Faixa Azul 200g de queijo prato de boa qualidade ralado 3 limões sicilianos (usaremos o suco e a casca raladinha) 4 ovos cozidos 1 copo de cerveja clara Azeitonas pretas sem caroço 3 cebolas grandes picadinhas 2 tomates vermelhinhos picadinhos 1 colher de sopa de geléia de pimenta Azeite temperos a gosto: cominho, coentro, coentro em pó, pimenta mista moída na hora (branca- rosa- preta), pimenta tabasco, noz moscada, canela, alho, curry, páprica picante, gengibre raladinho e o que de mais exótico vc tiver, hehe. Misture o suco dos limões sicilianos na carne moída, junto com metade da cebola picadinha, e todos os temperinhos a gosto. (cominho, coentro, coentro em pó, pimenta mista moída na hora (branca- rosa- preta), pimenta tabasco, noz moscada, canela, alho, curry, páprica picante, gengibre raladinho). Misture e deixe de lado. Enquanto as batatas e os ovos estão cozinhando, numa panela grande, doure mais um pouquinho de alho (sem usura) no azeite. Quando começar a dourar (ou queimar, se vc ficar desatento, rs) despeje a outra parte da cebola pra dourar também. Fique atento, mexendo bem de vez em quando. Quando tudo estiver douradinho e a aguinha da cebola sumir, ponha a carne moída temperada. Refogue bastante. Leva tempo, pois ela solta água e tem ainda o suco dos limões. Quando ela começar a ficar sequinha e começar a queimar as bordinhas, ponha metade do copo de cerveja clara e mexa. Vai subir um cheirinho delícia dos temperinhos. Continue refogando. Olha, a receita foi de coração, então, deixe seu coração e seu narizinho mandar. Quando começar a secar de novo, ponha os tomates picadinhos. Vai ser sempre o mesmo esquema, quando secar, ponha devagarzinho o resto da cerveja, e vá mexendo. Neste momento, ponha a colher de geléia de pimenta, mexa e e vá sentindo quais dos temperos ficaram sem sua nuance. Eu pûs um pouquinho mais de noz moscada e canela, mas provavelmente por que eu os moí na hora, e foi pouco. Se vc for usar o que já vem moído do mercado, cuidado pra não pôr demais. Quando a carne já estiver secando, sem ficar secona demais, tire do fogo e acrescente os ovos cozidos picadinhos e as azeitonas pretas picadas. Numa forma média, corte as batatas grandes ao meio de dê uma cavadinha (não muito) no centro das batatas. Guarde a polpa que vc raspou numa tigela a parte. Em cima das batatas, espalhe manteiga (ou cream cheese, ou margarina, como preferir) e ponha uma porção generosa da carne por cima. Raspe um pouquitito a casca do limão siciliano e depois ponha o queijo prato por cima, com uma salpicada do queijo parmesão. Faça isso em todas as batatas e tasque no forno pré-aquecido, até o queijo derreter. Maquei tempo não, Olhômetro mesmo. Dica para a polpa do miolo da batata: amasse até ter o purê e deixe no fundo da tigela. Cubra com a carne, do mesmo jeito do processo anterior, com a raspa do limão e os queijinhos por cima e tasque no forno também. Depois: morra de comer este prato delicioso e perfumado. Receita exclusiva minha e do Flávio. beijos me liguem pra me chamar pra comer. Próximo post: fotos de comidinhas: sem receita.

1 comentário:

Lucas Soares disse...

Putz, parece muito bom, hein?

Espero poder testar em breve...

Beijos, companheira de insônia.